Nove corais se apresentam em show do II Encantar, dia 23, na UESC

Coral da UESC
Ascom

No dia 23 de maio, o palco do auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, recebe o show de nove corais selecionados pela curadoria especializada do II Encantar - Encontro de Corais Grapiúnas. Além de reunir músicos, regentes e coristas paramostrarem seus trabalhos, o evento vai promover o aperfeiçoamento da prática do canto coral, trazendo profissionais reconhecidos para realizarem três workshops gratuitos no Circuito de Aprimoramento Musical, que acontece nos dias 24 e 25 em Itabuna.  

As inscrições para os corais foram abertas em abril e abrangeram grupos provenientes das cidades de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Coaraci, Ibicaraí, Buerarema e Uruçuca. Dos 14 inscritos, foram selecionados nove, de acordo com critérios de representatividade do coral, análise técnica estrutural, análise de técnica vocal e mérito artístico. São eles: Coral da 7ª Dires (Itabuna), Coral Centro do Viver (Itapitanga), Coral da Unati (Ilhéus), Coral da Santa Casa de Itabuna (Itabuna), Coral dos Servidores da Ceplac (Ilhéus), Coral Clave de Sol (Itabuna), Coral da Uesc (Ilhéus), além de participações especiais do 

Coral Infantil Vozes do Coração (Itabuna) e  do Coral Crianças Encantos (Ilhéus)Nesta segunda edição do projeto - que aconteceu inicialmente em 2012, em Ilhéus - busca-se, segundo o professor e maestro Antonio Melo, idealizador do projeto, "mostrar e conscientizar as comunidades sobre sua importância social, educativa e cultural, e promover o intercâmbio e a reciclagem entre os maestros, regentes, presidentes, coordenadores, professores e coralistas".

Além dos repertórios peculiares de cada coral, o II Encantar vai lembrar também o centenário de um dos maiores protagonistas da música brasileira, Dorival Caymmi (1914-2008). Cenário e repertório proporcionarão um clima de homenagem ao grande compositor que baseou sua obra inspirado pelos hábitos, costumes e tradições do povo baiano.

O ingresso para o show de corais será 01 quilo de alimento não perecível, que será doado para ações de caridade do Centro Espírita Arapary. O II Encantar é apoiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), através do Edital Setorial de Música, financiado pelo Fundo de Cultura e tem apoio da UESC, da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac - COOPEC e do Colégio Divina Providência. O evento é uma realização da Vejo Arte Soluções Culturais e tem a Produção de Ruy Penalva e a Direção Artística de Adriana Carvalho.

Circuito de Aprimoramento MusicalMúsicos, regentes, coristas e estudantes de música ainda podem se inscrever para os workshops gratuitos do Circuito de Aprimoramento Musical, que integra a programação do II Encantar – Encontro de Corais Grapiúnas. São oferecidas 20 vagas para cada um dos workshops gratuitos: Técnicas para Aprimoramento do Canto Coral, com Acenísia Azevedo, doutora em Fonoaudiologia e cantora, considerada a primeira professora de Canto formada em Fonoaudiologia na Bahia; Prática de Regência, com Luiz Moreira, maestro e professor adjunto daUniversidade Federal da Bahia; e Teoria Musical I, com Antônio Melo, professor de música e maestro de corais de Ilhéus e Itabuna.

O Circuito acontece dias 24 e 25 de maio, das 8h às 17h, no Colégio Divina Providência, em Itabuna. Os interessados devem preencher o formulário no link bit.ly/1tCatk3. Podem se inscrever pessoas com idade acima dos 14 anos. Os participantes que realizarem, pelo menos, 75% do curso receberão certificado.

Para garantir a participação no curso, o aluno inscrito deve chegar até às 08h horas do dia 24 no local do workshop, sob pena de perder a vaga para o participante inscrito por ordem de inscrição. Para saber mais informações sobre o evento, acesse: www.encantargrapiuna.blogspot.com